Com uma periodicidade quinzenal, este clube destina-se a promover o prazer da leitura partilhada, bem como o desenvolvimento de algumas técnicas que a ajudem a pôr em prática.
Para quem gosta de ler para os outros e de ouvir ler.

música



Esta sessão do CLeVA tinha um tema apetecível: Música.

Ouvimos muitas "notas" tocadas por bons tocadores. Para que o concerto corresse bem, instalámos os músicos em formato de orquestra, afinámos os instrumentos, abrimos os ouvidos e começámos em uníssono com um pequeno/grande poema de João Pedro Mésseder:

«O silêncio vive numa casa
onde a música
entra quase sem pedir licença.»

E depois... depois vieram "Os Teclados" de Teolinda Gersão; "O que está lá fora" de Maurice Sendak; "Elfos ou Gnomos Tocam", um poema de Fernando Pessoa; a canção de Mack the Knife da "Ópera dos Três Vinténs" de Bertolt Brecht; um pequeno mas maravilhoso excerto de "O Chão que Ela Pisa" de Salman Rushdie; o "Requiem de Mozart" de Jorge de Sena; "O Livro da Música" de Keith Spence; a poesia surgiu de novo pela pena de José Saramago com o seu poema "Ouvindo Beethoven"; ouvimos um excerto do fabuloso "Dom Casmurro" de Machado de Assis e a poesia encerrou a sessão com dois poemas: um extraordinário de Manuel António Pina (de quem temos muitas saudades), "A morte de Mozart", e "O Primeiro Dia" de Sérgio Godinho que cantámos todos em coro.

Para além destas leituras, ainda houve tempo para a Olívia nos falar de um autor que lhe era desconhecido até agora: J. F. Matias. Não só nos falou do seu livro "A Guerra do Salavisa", como nos revelou que afinal o autor é nosso vizinho, vive em Alcochete.
Ainda antes de passarmos à mesa do São Martinho, repleta de bons sabores, anunciámos o tema da próxima sessão que se realizará a 15 de Dezembro: MEU QUERIDO MÊS DE AGOSTO.
A apresentação de um autor desconhecido ficará a cargo da Antónia Carvalho.

Fizemos um convite a todos para estarem presentes na dissertação de João Duarte Victor (que realizou um trabalho de pós graduação sobre o CLeVA) que será dia 18 de Dezembro às 14.30 na Eselx - Escola Superior de Educação de Lisboa, a arguente será A Profª. Maria Helena Serôdeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário