O antigo Clube de Leitura em Voz Alta deu lugar ao Coro de Leitura em Voz Alta. Tem normalmente um periodicidade quinzenal e acontece na Biblioteca de Alcochete.

Os objectivos continuam a ser os mesmos; promover o prazer da leitura partilhada; a forma passou a ser outra.

22 Junho 2010 - Livro do dia

Para hoje escolhi este livro, "A voz de Lila" de Chimo, pseudónimo de um autor anónimo. Este livro chegou à editora em dois cadernos vermelhos de papel quadriculado marca Clairefontaine, escritos com esferográfica bic e difíceis de decifrar. Ficará para sempre a dúvida se se trata de um autor confirmado ou do primeiro romance de um jovem escritor com talento.

Eis o excerto que escolhi para vos ler:

(...) Não sei escrever lá muito bem mas dá-me gozo apetece-me.
Na escola os outros só sabiam dar estrilho, abrir a boca, dar estalos com os nós dos dedos, peidar-se como se estivessem nalgum concurso, escrever porcarias em todo o lado e mesmo com as mãos metidas na merda, o Mouloud uma vez até apareceu com uma arma na aula, era do irmão, ou então mandar piadas aos profes que às vezes até saíam a chorar, lembro-me da minha profe de francês com os olhos vermelhos à espera do autocarro à chuva, aos que vinham de carro furávamos-lhes os pneus, partíamos-lhes os vidros, nos corredores da escola também gamavam sempre o extintor, uma coisa que até se vende muito mal, eu cá acho que se calhar era uma estupidez não aproveitar na escola, pensar só em zaragatas na droga nos projectos de destruição aqui e ali, nuns tostões a ganhar, tudo provisório, resultado à saída um gajo já parece um velho e não sabe nada, nada de nada, e ainda por cima muitas vezes os chuis já o mancaram, dá por ele largado sujo na natureza de cimento, casa-trabalho népia-casa. Aí já não pensa em estrilho e porque é que lhe iam dar trabalho se não sabe nada. Vá lá, cadeia com ele, vá.
(...)

aqui ficam duas recensões ao livro:
uma de Urbano Tavares Rodrigues
e outra de Fernanda Botelho

Sem comentários:

Enviar um comentário