A temporada de 2020-2021 foi cancelada na sequência da pandemia Covid-19.

Foi com grande tristeza que nos vimos forçados a tomar esta decisão, motivada pelo perigo de propagação da doença provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e em nome da segurança e do bem-estar de todos os participantes.

A existência de um coro, como o CLeVA, não se coaduna com as regras de distância preconizadas como medida importante de redução da transmissão de covid-19. Ter várias pessoas juntas, a ler em voz alta, é criar um ambiente confortável à propagação do novo coronavírus se, entre elas, houver um caso positivo.

Voltaremos a avaliar a situação em meados de 2021 e então decidiremos se será possível retomar a actividade normal.


O Clube de Leitura em Voz Alta é agora Coro de Leitura em Voz Alta. Tem normalmente um periodicidade quinzenal e acontece na Biblioteca de Alcochete.

Os objectivos continuam a ser os mesmos; promover o prazer da leitura partilhada; a forma passou a ser outra.

CLeVA 7 - Início



"Recomeça, se puderes sem angústia e sem pressa.."

Este início do poema Sísifo de Miguel Torga, podia ser o mote para esta nova edição do CLeVA.

Um novo grupo de pessoas a reunir-se quinzenalmente em Alcochete para partilhar leituras; um novo grupo de amigos.

Começámos, como sempre, por explicar o funcionamento deste sui generis Clube de Leitura: regras , técnicas, horários, locais, sessões abertas ao público, bibliografia, agenda cultural, etc.
Como é normal num primeiro encontro, apresentámo-nos. Depois de nos conhecermos um pouco melhor (vamos aprendendo os nomes aos poucos e a reconhecermo-nos) passámos à proposta de leitura: poesia para crianças.

Uma mesa repleta de livros de poesia para a infância. Cada um escolheu o seu livro e desse livro escolheu um poema e leu-o em voz alta. Ficámos assim a conhecer também a voz de cada um.

o Fernando apresentou o livro do dia
Instruções para salvar o mundo de Rosa Montero


E no final houve festa, claro: doces e moscatel marcaram as conversas finais e a despedidas.

Nesta primeira sessão fomos poucos: de 23 inscritos, estávamos 13. Esperamos que as próximas sessões nos tragam quem faltou nesta.

Aqui ficam os rostos dos presentes nesta primeira sessão:

vamos aprender os nomes?

2 comentários: