A temporada de 2020-2021 foi cancelada na sequência da pandemia Covid-19.

Foi com grande tristeza que nos vimos forçados a tomar esta decisão, motivada pelo perigo de propagação da doença provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e em nome da segurança e do bem-estar de todos os participantes.

A existência de um coro, como o CLeVA, não se coaduna com as regras de distância preconizadas como medida importante de redução da transmissão de covid-19. Ter várias pessoas juntas, a ler em voz alta, é criar um ambiente confortável à propagação do novo coronavírus se, entre elas, houver um caso positivo.

Voltaremos a avaliar a situação em meados de 2021 e então decidiremos se será possível retomar a actividade normal.


O Clube de Leitura em Voz Alta é agora Coro de Leitura em Voz Alta. Tem normalmente um periodicidade quinzenal e acontece na Biblioteca de Alcochete.

Os objectivos continuam a ser os mesmos; promover o prazer da leitura partilhada; a forma passou a ser outra.

O que é, como funciona e regras básicas do Clube de Leitura



O que é o CLeVA?
Clube de Leitura em Voz Alta de Alcochete.
Um grupo de pessoas que se reúne quinzenalmente, na Biblioteca de Alcochete, para ler em voz alta.
É dinamizado pela Andante Associação Artística (Cristina Paiva e Fernando Ladeira).
O grupo de inscritos para cada temporada encontra-se quinzenalmente (às terças-feiras) durante nove meses e é normalmente um grupo de 20 a 25 pessoas, muito heterogéneo, nas idades, nos interesses, nas profissões.

Como funciona?
Para cada sessão há um tema para as leituras. Os temas são escolhidos pelos participantes na primeira sessão e postos dentro de um saquinho. No final de cada sessão é sorteado o tema de leitura da próxima. Sobre esse tema cada pessoa escolhe um texto curto (máx. 3 minutos) que prepara para ler em voz alta para todo o grupo.

Só isto?
Basicamente, sim. Mas, claro, não é só isto. As pessoas têm que se expor. Mostrar de que livros gostam, de que autores, se têm boa voz ou não, boa articulação, se é eficaz a sua leitura. E vamos fazendo alguns exercícios, trabalhando algumas técnicas para melhorar estas competências.
Mas as “malhas” que seguram um grupo e o fazem evoluir, são muitas e variadas. Mais do que um grupo de leitores, somos um grupo de amigos. Preocupamo-nos uns com os outros, organizamos actividades fora da biblioteca e dos horários normais, emprestamos livros uns aos outros, damos a conhecer autores que prezamos, por vezes até fazemos apresentações públicas. E também... bolos. Sim, gostamos muito de comer e beber e conviver. Fazemos disso um hábito tão bom como ler.
O CLeVA é um espaço de liberdade, um escape às amarguras do dia a dia, um lugar onde se podem criar laços... Quando alguém pensa que não pode ir à sessão porque não se sente muito bem, deve ultrapassar esse primeiro instinto e vir, pois aqui deixamos à porta as tristezas e durante 90 minutos esquecemos o resto.

O que se vê de fora?
O CLeVA tem uma ferramenta preciosa: este blogue:
http://a-ler-em-voz-alta.blogspot.pt/
Aqui registamos tudo o que se passa nas sessões, deixamos sugestões, textos, autores, vídeos, fotos.

Regras básicas para os participantes?
- escolham textos curtos (máx. 3 minutos)
- vão à literatura (poesia e prosa) e deixem de fora a auto-ajuda e os “livrinhos de capa cor-de-rosa”
- as leituras terão de ser feitas a partir dos livros e não de textos retirados da internet
- cada um deve trabalhar bem a sua leitura antes de a apresentar ao grupo, de forma a causar maior impacto
- tentem sempre surpreender, quer através dos textos escolhidos, quer através da forma como os apresentam aos outros

Sem comentários:

Enviar um comentário